domingo, 18 de dezembro de 2011

PUREZA EM BRANCO

Quando Anésio Fraga deixou o corpo físico, ele, que fora sempre considerado puro entre os
homens, atingiu a Fronteira do Mundo Espiritual à semelhança de um lírio, tal a brancura de
sua bela vestimenta.
Pretendia viver nas Esferas Superiores, respirar o clima dos anjos, alçar-se às estrelas e
comungar a presença do Cristo – explicou ao agente espiritual que atendia ao policiamento
da passagem para os excelsos Planos da Espiritualidade.
O zeloso funcionário, contudo, embora demonstrasse profundo respeito para com a sua
apresentação, submeteu-o a longo teste, findo o qual, não obstante desapontado, explicou
que lhe não seria possível avançar.
Faltavam-lhe requisitos para maior ascensão.
– Eu? eu? – gaguejou Anésio, aflito. – Como pode ser isso? Fui na Terra um homem que
observou todas as regras do Santo Caminho.
– Apesar de tudo... – falou o fiscal, reticencioso.
– Não me conformo, não me conformo! – reclamou o candidato à glória divina.
E sacando do bolso uma lista, exclamou agastado:
– Pensando na hipótese de alguma desconsideração, resumi em dez itens o meu
procedimento irrepreensível no mundo.
E leu para o benfeitor calmo e atento:
– Respeitei todas as religiões.
– Cultivei o dom da prece.
– Acreditei no poder da caridade.
– Nunca aborreci os meus semelhantes.
– Confiei sempre no melhor.
– Calei toda palavra ofensiva ou desrespeitosa.
– Calculei todos os meus passos.
– Jamais procurei os defeitos do próximo.
– Evitei o contacto com todas as pessoas viciadas.
– Vivi em minha casa preocupado em não ser percalço na estrada alheia.
O mordomo da Grande Porta, no entanto, sorriu e comentou :
– Fraga, você leu as afirmações, esquecendo as demonstrações.
– Como assim ?
O amigo paciente apanhou uma ficha e esclareceu que o Plano Espiritual possuía também
apontamentos para confronto e solicitou-lhe a releitura da lista.
Principiou Anésio :
– Respeitei todas as religiões...
E o examinador acentuou, conferindo as anotações :
– Mas não serviu a nenhuma.
– Cultivei o dom da prece...
– Somente em seu próprio favor.
– Acreditei no poder da caridade...
– Todavia, não a praticou.
– Nunca aborreci os meus semelhantes...
– Entretanto, não auxiliou a quem quer que fosse.
– Confiei sempre no melhor...
– Mas apenas em seu benefício.
– Calei toda palavra ofensiva ou desrespeitosa...
– Não se lembrou, porém, de falar aquelas que pudessem amparar os necessitados de
consolo e esperança.
– Calculei todos os meus passos...
– Para não ser molestado.
– Jamais procurei os defeitos do próximo... – Contudo, não lhe aproveitou os bons exemplos.
– Evitei o contacto com todas as pessoas viciadas...
– Atendendo ao comodismo.
– Vivi em minha casa preocupado em não ser percalço na estrada alheia...
– Simplesmente para não ser chamado a tarefas de auxílio...
Anésio, desencantado, silenciou, mas o benfeitor esclareceu, sem afetação :
– Meu amigo, meu amigo! não basta fugir ao mal. É preciso fazer o bem. Você movimenta-se
em branco, veste-se em branco, calça em branco e brilha em branco, mas a sua existência
na Terra passou igualmente em branco... Volte e viva!
Angustiado, Anésio perdeu o próprio equilíbrio e rolou da Altura na direção da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário