terça-feira, 4 de setembro de 2012

Máquina perfeita

O corpo físico é um presente de Deus para todos nós. Ele é um instrumento magnífico do qual o Espírito se utiliza para o processo de evolução.
Em reconhecimento e gratidão a Deus pela oportunidade recebida da reencarnação, temos a obrigação de tratar o corpo com atenção e respeito.
Perfeito e irretocável, é constituído por trilhões de células, por ossos de altíssima resistência, por músculos com diversos formatos, tamanhos e funções, além de complexos mecanismos nervosos e vasculares.
Ao mesmo tempo em que é capaz de adaptar-se a variações climáticas e de resistir a diferentes condições de salubridade, mostra-se bastante vulnerável em algumas situações.
Observa-se, na prática, que indivíduos que passam por algum tipo de stress ou desgaste emocional, facilmente sofrem consequências, que se refletem no físico. A emoção perturba o equilíbrio do funcionamento do corpo.
Muitas vezes, durante um período de grandes preocupações, surgem as gastrites, as tensões musculares, as enxaquecas, as erupções na pele e diversos outros sintomas.
É a vida nos mostrando a relação direta da emoção, vivida pelo ser espiritual, com o corpo que o abriga.  
Mas o corpo é capaz de restabelecer-se inúmeras vezes.
Por outro lado, alguns tipos de desajustes nos seus microscópicos componentes, podem gerar danos extensos e irreversíveis.
Procuremos dar a atenção merecida ao nosso corpo físico, observando as suas reais necessidades.
Os excessos de toda ordem podem levar a enfermidades e até mesmo à morte precoce.
Observemos como temos tratado esse templo sagrado, morada de nossa alma. Que qualidade e quantidade de alimentos estamos lhe oferecendo ou se temos nos servido de bebidas ou outras substâncias deletérias à saúde.
Verifiquemos se estamos recorrendo aos exercícios extenuantes, se temos dedicado tempo em excesso ao trabalho e se estamos lhe ofertando as horas de sono essenciais ao descanso.
A natureza nos impõe limites necessários para que possamos cuidar do nosso corpo com equilíbrio e sensatez.
Um corpo humano constitui tesouro de valor inestimável para o ser espiritual.
Do Espírito se originam os elementos que o formam, dando-lhe equilíbrio ou provocando-lhe desajustes nas diversas áreas da emoção, da psique, da fisiologia ou da anatomia.
Todo ele é um complexo eletrônico, num sistema de condensação molecular, sob a direção da consciência espiritual.
Automatismos notáveis presidem-lhe a existência, no entanto, sem a direção do Espírito, desagrega-se e morre.
Merece respeito e conservação, atendimento e cuidados com os quais pode ser preservado para mais largo e salutar ministério.
Todo excesso e carga a que vai submetido diminui-lhe as resistências.
Exercícios físicos corretos dão-lhe vigor, embora os exercícios mentais e as ações morais ofereçam-lhe equilíbrio, sustentando-lhe as emoções, desejos e resistências.
A prece vitaliza-o e a aplicação das suas forças no campo da caridade, o mais expressivo exercício do cristão, favorece-o com estabilidade e funcionamento correto.
Esta máquina divina de que o homem dispõe, na Terra, é oportunidade redentora que todos devemos aproveitar.

Redação do Momento Espírita, com
base no cap 21, do livro
Terapêutica de emergência,
por diversos Espíritos, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário