A evolução mundial se desenvolve do ponto de vista antroposófico em sete estágios planetários de evolução mundial. Cada estágio cósmico-planetário da evolução compreende uma era mundial e procede de acordo com três princípios fundamentais, segundo os quais a criação que surge da fonte espiritual criativa é gradualmente condensada em aparência material - e então gradualmente se espiritualiza novamente.
Os sete estágios planetários da evolução mundial correspondem a sete encarnações planetárias sucessivas que formam nossa cadeia planetária. O princípio da reencarnação é universal e se aplica não apenas a indivíduos, mas também a mundos inteiros. Três encarnações planetárias já estão no passado. Rudolf Steiner chama esses planetas antigos de Antigo Saturno, Antigo Sol e Antiga Lua. Então segue nossa Terra atual como o quarto estágio. Mais três encarnações se seguirão no futuro, o Novo Júpiter, a Nova Vênus e o assim chamado Vulcano.
"Assim como o homem passa por encarnação após encarnação, metamorfose após metamorfose, todos os seres no mundo passam por encarnações e reencarnações, do menor ao maior, e até mesmo um ser como a própria Terra é, ou seja, um ser planetário, sofre reencarnações. Nossa Terra ainda não foi criada como uma Terra, mas foi precedida por outro estado. Sempre se falou muito em nossos círculos sobre o fato de que, assim como o homem nesta existência é a reencarnação de uma vida anterior, a Terra é também a reencarnação de um velho planeta que a precedeu. Chamamos este planeta anterior de Lua, e não nos referimos à Lua atual mas um estado anterior de nossa Terra, que existiu e passou por uma vida espiritual, que é geralmente chamado de Pralaya, assim como o homem passa por um estado espiritual após a morte.
Este planeta lunar renasceu, assim como o homem renasceu. Mas o que assim chamamos de estado planetário da Lua é novamente apenas a personificação de um estado planetário anterior, que chamamos de Sol. Este Sol, não o Sol atual, mas um ser bem diferente, este Sol é a reencarnação do último planeta para o qual devemos primeiro olhar para trás quando falamos das encarnações de nossa Terra, o Velho Saturno. Assim, temos quatro encarnações sucessivas: o Saturno, o Sol, a Lua e a Terra.
Mas o desenvolvimento continua. Os seres que agora devem permanecer separados na Terra ainda têm que passar por um estado, o estado de Júpiter. E quando chegar o estado de evolução de Vênus, então todos os seres que agora vivem em nossa Terra serão, por assim dizer, novamente absorvidos pelo Sol, e o próprio Sol terá alcançado um estágio superior de evolução. E então vem a evolução vulcana, o estágio mais alto da evolução do nosso sistema.
Estes são os sete estágios de desenvolvimento do nosso sistema: Saturno, Sol, Lua, Terra, Júpiter, Vênus e Vulcano." - Rudolf Steiner (GA 110)

Comentários
Postar um comentário