APLIQUEMOS ¨¨¨¨

 Não nos conformemos à pura condição de ouvintes, diante das

verdades eternas.

Como classificar o aluno que estuda indefinidamente sem jamais

aprender, ou o homem que desaprova sem experimentar?

Recordemos que tudo na vida é causa e efeito, ação e retribuição.

Quem descobre algo de importante para o bem, realmente, não foge

a demonstrações.

Quem planta com segurança colhe o seu tempo.

Quem examina com atenção adquire conhecimento.

Quem analisa, com imparcialidade, alcança a luz da justiça.

Quem estima indicações valiosas, procura segui-las.

Quem ama auxilia sempre, agindo em favor da pessoa amada.

No círculo das idéias superiores, a lei não difere.

Se buscamos o “mais alto”, não desdenhemos subir. 


Se pretendemos a sublimação, não nos cabe olvidar a disciplina.

Se desejamos o equilíbrio ou a reestruturação, é necessário fugir à

desarmonia.

Se tentamos o convívio com as claridades da montanha, não

podemos mergulhar o coração nas sombras do vale.

Se aspiramos à ressurreição, não menosprezaremos o ato de

renovar.

Se sonhamos com a Esfera Maior, na largueza de projeto e ideais, é

imprescindível voar do campo restrito do “eu” ao fulgor da vida

universal.

As comparações simples lembra-nos as obrigações complexas, ante

as leis que nos regem.

Sejamos dedicados ouvintes, procurando a posição dos bons

executores das lições recolhidas, e cedo alcançaremos o prêmio do

amor e da sabedoria que representam as duas faces da alegria

eterna.


(De “Instrumentos do Tempo”, de Francisco Cândido Xavier, pelo

Espírito Emmanuel) 

Comentários