DESAFIO E RESPOSTA ¨¨¨¨

 Compadece-te, pede a vida.

 Compadece-te, pede a lei.

 A vida é amor e a lei é justiça, no entanto, por marco de interação, a Divina

Providência colocou entre ambas a fonte da misericórdia, assegurando o equilíbrio.

 O amor sabe que, sem justiça, a estrada mergulharia no caos, e a justiça

reconhece que, sem amor, a meta se perderia nas tramas do ódio.

 Acende, pois a lâmpada de tua compaixão e clareia a marcha.

 Quando a névoa obscureça algum trecho da senda, aponta o ruço certo e,

conquanto não percas a prioridade do raciocínio, estende o pão da bondade com o metro

da lógica.

 Se alguém te escorraça, recorda que ninguém altearia os punhos contra o próximo

se estivesse convencido de que, um dia, no Plano Superior, seremos inquiridos sobre

aquilo que estamos fazendo aos nossos irmãos; se alguém te menospreza, reflete que

ninguém depreciaria um companheiro se soubesse que, amanhã, talvez renasça no lar

daqueles mesmos a quem haja fustigado com o látego da aversão; se alguém te injuria,

lembra-te de que ninguém ergueria o verbo, em louvor da crueldade, se realmente

acreditasse que responderemos por todos os espinhos que estivermos semeando nos

caminhos alheios; se alguém te prejudica pelo abuso de autoridade, pensa que ninguém

se desmandaria no poder se meditasse na hora inevitável em que será compelido a

fundir todas as vanglórias humanas num punhado de cinzas!...

 Serve, reconhecendo que o trabalho é nossa herança comum na jornada evolutiva,

e ora, aceitando no firmamento o teto abençoado que a todos nos acolhe como filhos de

Deus.

 À frente de quem se aproxime, compadece-te.

 Todos somos alunos na escola da experiência.

 Cada lição conquistada resulta de esforço. Esforço, muitas vezes, encontra

dificuldade. Toda dificuldade é um desafio. E, diante de qualquer desafio, antes de tudo,

compaixão é a resposta.



EMMANUEL/CHICO XAVIER

Comentários