quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Epitáfios

Epitáfios são frases escritas sobre os túmulos. O termo que tem origem no grego, é assim formado: "EPI", prefixo que designa posição superior e "TAFOS", radical que significa túmulo.




"É uma honra para o gênero humano que tal homem tenha existido."
- Na lápide de Isaac Newton, na Abadia de Westminster
"O tempo não pára..."
- Na lápide de Cazuza, no Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, RJ
"Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino."
- Epitáfio sugerido pelo próprio escritor mineiro (1923-2004)
"Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade sem esperar resposta."
- Frase inscrita na lápide de Villa-Lobos, no cemitério de São joão Batista, no Rio de Janeiro
"Assassinado por imbecis de ambos os sexos."
- Nelson Rodrigues, cronista brasileiro
"Aqui jaz, muito a contragosto, Tancredo de Almeida Neves."
- Tancredo Neves, famoso político brasileiro que exprimiu seu desejo nesta inscrição mas sua família preferiu fazer outra em sua lápide
"Terra minha amada, tu terás os meus ossos o que será a última identificação do meu ser com este rincão abençoado."
- Inscrição que foi realmente colocada na lápide de Tancredo Neves, político brasileiro
"Foi poeta, sonhou e amou na vida."
- Álvares de Azevedo, escritor brasileiro
"A amizade é a afeição divina."
- Rosa Bonheur; inscrição em sua lápide; citado em Tríbades galantes, fanchonos militantes: homossexuais que fizeram história -

Epitáfios de personalidades ainda vivas declarando o que gostariam de ver gravado em seus túmulos
"Te espero lá!"
-Roger Moreira, músico brasileiro
"E agora, vão rir de quê?"
- Chico Anysio, humorista brasileiro
"De volta às cinzas."
- Rubem Braga
"Preferia estar vivo, nem que fosse na Filadélfia."
- W. C. Fields
"Aqui, ó."
- Ivan Lessa
"Absolutamente contra a vontade."
- Luís Carlos Miéle
"Desculpe a poeira".
- Dorothy Parker
"Enfim, magro."
- Jô Soares
"Já me fui mas aqui estou."
- Antônio Carlos
"Morri de tanto viver."
- José Luiz Maranhão , autor do livro 'O que é morte'.
"Eu disse a vocês que um dia estaria aqui. Estão vendo como eu tinha razão ?"
- Marcelo Mendes de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário