A verdade é como uma bela rosa

 

A verdade é como uma bela rosa

 


      "A base racional para a conquista das virtudes está em Deus, no entendimento que temos dele. Por mais que sua substância e a totalidade de seus desígnios sejam insondáveis ao homem, por seus atributos é possível vislumbrar a fonte, a natureza e a finalidade do Espírito.


   Crer em Deus a partir da sua manifestação ao intelecto, pelo conhecimento de seus atributos, permite que se caminhe sobre a Terra a passos firmes e que as virtudes sejam entendidas e desenvolvidas a partir da mais sólida base.


   É preciso, também, ter consolidadas em si noções sobre o que é o Espírito, suas qualidades, sua imortalidade, suas múltiplas existências, as influências que sofre e que exerce, sua necessidade de evolução.


   Da mesma maneira, o percurso de aquisição de virtudes passa pelo entendimento da matéria em suas muitas gradações; de como está vinculada ao Espírito e qual é a natureza dessa relação. Dificilmente um estudo acerca das virtudes pode ser feito com proveito sem que esses três elementos, Deus, Espírito e matéria, estejam minimamente elaborados no intelecto de quem o deseja realizar. Caberá a cada um, eis a minha sugestão, ter de maneira clara a compreensão sobre tais elementos a fim de que nossos diálogos possam transcorrer o mais tranquilamente possível, sem ruídos de comunicação ou problemas graves de interpretação.


   A verdade é como uma bela rosa que, para ser contemplada mais de perto, exige que se tenha cautela com seus espinhos.


   Desejo que possamos, suave e constantemente, adentrar o jardim aprazível das virtudes no qual a verdade se encontra."


Anjo guardião


(Psicografada dia 19 de fevereiro de 2025.)


"Eu vos digo que todo edifício que não se assenta sobre a verdade, a única base sólida, cairá, porque só a verdade pode desafiar o tempo e triunfar de todas as utopias." Erasto1


10. Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?


- "Não; falta-lhe para isso um sentido."


11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?


- "Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá."


A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem o confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, à medida que nele se desenvolve o senso moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas; então, faz ideia mais justa da Divindade e, ainda que sempre incompleta, mais conforme à sã razão.


12. Embora não possamos compreender a natureza íntima de Deus, podemos formar idéia de algumas de suas perfeições?


- "De algumas, sim. O homem as compreende melhor à proporção que se eleva acima da matéria. Entrevê-as pelo pensamento.2


"Podemos ter três objetivos principais no estudo da verdade: um, descobri-la quando a buscamos; outro, demonstrá-la quando a possuímos; o último, discerni-la do falso quando a examinamos." Pascal3


   Quem quiser estudar o Espiritismo poderá fazê-lo acessando gratuitamente todas as obras de Allan Kardec, bem como um roteiro de estudos disponíveis no site: ipeak.net

Comentários