domingo, 26 de julho de 2009

OTIMISMO SEMPRE


Os cientistas advertem que mania de fracasso pode causar alterações no cérebro

Encarar tudo pelo lado negativo, esperar o pior. Mais do que uma predisposição para o mau humor, o pessimismo constante pode ser a causa de perturbações no cérebro. "Quem tem fracassomania sofre de diminuição de área cerebral associada ao planejamento". Pelo menos é o que dizem os cientistas.

Por Cathia Abreu

A pesquisa foi feita pela Universidade de São Paulo (USP) e constatou que a auto-avaliação negativa pode ser uma porta de entrada ao que os pesquisadores chamam de Transtorno de Ansiedade Social (TAS), uma doença do sistema nervoso, que acontece em cerca de 10% da população mundial. No entanto, menos de 1% tem consciência de que esse comportamento esconde uma doença.
O resultado, foi que, entre as pessoas diagnosticadas com o TAS, identificou-se uma ponte entre o transtorno e a ampliação da amígdala cerebral - área associada às emoções - e a diminuição do córtex cingulado anterior, área do cérebro associada ao planejamento e execução das ações.
Quanto às mazelas causadas pelo pessimismo, o Espírito de Joana de Angeles, pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, nos alerta na mensagem Comportamento Pessimista, presente no livro Fonte de Luz, da Minas Editora. Em certo trecho, Joana afirma: "(...) A conduta pessimista constitui vício grave do Espírito comprometido com a própria consciência. (..) O fenômeno natural da vida é a saúde. A enfermidade constitui distúrbio da conduta moral, que a alma insculpe nas delicadas tecelagens orgânicas solicitando reparação. Quando não considerada com o respeito que merece, essa distonia dos fenômenos vitais dá lugar à instalação da doença. Somente quando o campo vibratório do ser humano está em desarmonia, em razão dos referidos fatores profundos, a fauna e a flora microbiana se instalam, produzindo a degenerescência (...)".
Mais do que um estado de espírito, o otimismo mostra seu lado preventivo. Prudente é quem semeia bons pensamentos, vivacidade e alegria, excelentes remédios para os estados melancólicos. O envolvimento por uma atmosfera de positividade pode ser uma boa técnica para cultivar bons pensamentos. Outra boa saída para o otimismo é o velho e bom trabalho voluntário. Fazer o bem sem olhar a quem sempre traz equilíbrio.

Fonte: Jornal da Tarde

Publicado no jornal Correio Espirita edição 38 - Agosto 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário