domingo, 23 de outubro de 2011

Tempo certo

“... Aquele que semeia saiu a semear; e, enquanto semeava, uma
parte da semente caiu ao longo do caminho...”
“... Mas aquele que recebe a semente numa boa terra é aquele que
escuta a palavra, que lhe presta atenção e que dá fruto, e rende cento, ou
sessenta, ou trinta por um.”
Na vida, não existe antecipação nem adiamento, somente o tempo propício
de cada um.
A humanidade, em geral, recebe as sementes do crescimento espiritual a
todo o instante.
Constantemente, a “Organização Divina” emite idéias de progresso e
desenvolvimento, devendo cada indivíduo absorver a sementeira de acordo
com suas possibilidades e habilidades existenciais.
A Natureza nos presenteia com uma diversidade incontável de flores, que
nos encantam e fascinam. Certamente, não as depreciaríamos apenas por
achar que vários botões já deveriam ter desabrochado dentro de um prazo
determinado por nós, nem as repreenderíamos por suas tonalidades não ser
todas iguais conforme nossa maneira de ver.
Nem poderíamos sequer compará-las com outras flores de diferentes
jardins, por estarem ou não mais viçosas. Deixemos que elas possam
germinar, crescer e florir, segundo sua natureza e seu próprio ritmo
espontâneo. Isso será sempre mais óbvio.
Parece racional que ofereçamos a quem amamos o mesmo
consentimento, porque cada ser tem seu próprio “marco individual” nas
estradas da vida, e não nos é permitido violentar sua maneira de entender,
comparando-o com outros, ou forçando-o com nossa impaciência para que
“cresçam” e “evoluam”, como nós acharíamos que deveria ser.
Cada um de nós possui diferenças exteriores, tanto no aspecto físico
como na forma de se vestir, de sorrir, de falar, de olhar ou de se expressar. Por
que então haveríamos de florescer “a toque de caixa”?
Nossa ansiedade não faz com que as árvores dêem frutos instantâneos,
nem faz com que as roseiras floresçam mais céleres. Respeitemos, pois, as
possibilidades e as limitações de cada indivíduo.
Jesus, por compreender a imensa multiformidade evolucional dos
homens, exemplificou nessa parábola a “dissemelhança” das criaturas,
comparando-as aos diversos terrenos nos quais as sementes da Vida foram
semeadas.
As que caíram ao longo do caminho, e os pássaros as comeram,
representam as pessoas de mentalidade bloqueada e restringida, que recusam
todas as possibilidades de conhecimento que as conteste, ou mesmo, qualquer
forma que venha modificar sua vida ou interferir em seus horizontes
existenciais. São seres de compreensão e aceitação diminuta ou quase nula.
São comparáveis aos atalhos endurecidos e macerados pela ação do tempo.
Outras sementes caíram em lugares pedregosos, onde não havia muita
terra, mas logo brotaram. Ao surgir o sol, queimaram-se porque a terra era
escassa e suas raízes não eram suficientemente profundas.
Foram logo ressecadas porque não suportaram o “calor da prova”; e,
por serem qualificadas como pessoas de convicção “flutuante”, torraram
rapidamente seus projetos e intenções.
Nossas bases psicológicas foram recolhidas nas experiências do ontem.
São raízes do passado que nos dão manutenção no presente para ir adiante,
nos processos de iluminação interior.
Quando os “caules” não são suficientemente profundos e vetustos, há
bloqueios tanto em nossa consciência intelectual como na emocional. Um
mecanismo opera de forma a assimilar somente o que se pode digerir daquela
informação ou ensinamento recebido.
Assim, a disponibilidade de perceber a realidade das coisas funciona
nas bases do “potencial” e da “viabilidade evolutiva” e, portanto, impor às
pessoas que “sejam sensíveis” ou que “progridam”, além de desrespeito à
individualidade, é fator perigoso e destrutivo para exterminar qualquer tipo de
relacionamento.
Os espinheiros que, ao crescer, abafaram as sementes representam as
“idéias sociais” que impermeabilizam a mentalidade dos seres humanos, pois,
no tempo do Mestre, as leis do “Torah” asfixiavam e regulamentavam não
somente a vida privada, mas também a pública.
Os indivíduos que não pensam por si mesmos acabam caindo nos
domínios das “normas e regras”, sem poder erguer em demasia a sua mente,
restrita pelas idéias vigentes, o que os sentencia a viver numa “frustração
grupal”, visto que seu grau de raciocínio não pode ultrapassar os níveis
permitidos pela comunidade.
Jesus de Nazaré combateu sistematicamente os “espinhos da opressão”
na pessoa daqueles que observavam com rigor rituais e determinações das
leis, em detrimento da pureza interior. Dessa forma, Ele desqualificou todo
espírito de casta entre as criaturas de sua época.
As demais sementes, no entanto, caíram em boa terra e deram frutos
abundantes. O que é um “solo fértil”?
Nossos patrimônios de entendimento, de compreensão e de
discernimento não ocorrem por acaso, porqüanto nenhum aprendizado nos
envolverá profundamente se não estivermos dotados de competência e
habilidades propiciadoras.
A boa absorção ou abertura de consciência acontece somente no
momento em que não nos prendemos na forma. Aprofundarmo-nos no
conteúdo real quer dizer: “Quem não quebra a noz, só lhe vê a casca”. Mas
para “quebrar a noz e preciso senso e noção, base e atributos que requerem
tempo para se desenvolverem convenientemente. A consciência da criatura,
para que seja receptiva, precisa estar munida de “despertamento natural” e
“amadurecimento psicológico”.
Reforçando a idéia, examinemos o texto do apóstolo Marcos, onde
encontramos: “porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a
espiga, e por ültimo o grão cheio na espiga”. (1)
O Mestre aceitava plenamente a diversidade humana. Ele se opunha a
todo e qualquer “nivelamento psicológico” e, portanto, lançou a Parábola do
Semeador, a fim de que entendêssemos que o melhor apoio que prestaríamos
a nossos companheiros de jornada seria simplesmente esperar em silêncio e
com paciência.
Portanto, compreendamos que a nós, somente, compete “semear”; sem
esquecer, porém, que o crescimento e a fartura na colheita dependem da
“chuva da determinação humana” e do “solo generoso” da psique do ser, onde
houve a semeadura.
(1) Marcos 4:28

Nenhum comentário:

Postar um comentário