sábado, 19 de novembro de 2011

LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL

"Para libertar-se diante da vida, a criatura terrestre deve raciocinar por si mesma. Advertiu-nos Jesus de que apenas o conhecimento da verdade nos fará livres...."


A criatura terrestre pode realmente:
Aproveitar-se de leis que não subscreve;
Manobrar vantagens que não conquista;
Cruzar caminhos que não talha;
Habitar a casa que não levanta;
Comer o pão que não produz;
Trajar o fio que não tece;
Ampliar processos de reconforto que não inventa;
Colaborar na execução de programas que não planeja;
Utilizar veículos que não fabrica;
Medicar-se com elementos que desconhece...
Todas essas operações conseguem a pessoa humana efetuar, ignorando, muitas vezes, onde o bem, onde o mal, onde a sombra, onde a luz.
Devemos convencer-nos, no entanto, de que, para libertar-se, efetivamente, diante da vida, a criatura terrestre há de raciocinar com a própria cabeça.
Ninguém pode viver a toda hora, com discernimento emprestado.
É por isso que somos chamados, na Doutrina Espírita, a estudar instruindo-nos, e, pela mesma razão, advertiu-nos Jesus de que apenas o conhecimento da verdade nos fará livres.
Se aspirarmos, assim, à conquista da emancipação espiritual para a imortalização, é forçoso que cada um de nós desenvolva, com esforço próprio, as sementes da verdade que traz consigo.

(Do livro "Caminho Espírita", pelo Espírito Albino Teixeira, Francisco C. Xavier)NOTA 1: Mensagem enviada ao grupo em 01/10/2010 e reenviada em 18/11/2011 NOTA 2: O link abaixo contém a relação de livros publicados por Chico Xavier e suas respectivas editoras:http://www.institutoandreluiz.org/chicoxavier_rel_livros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário