O SÁBIO JUIZ ***

 

- Salomão, o sábio rei dos israelitas, desde a célebre decisão, entre as duas mães que

disputavam o mesmo filho, no princípio de seu reinado, tornara-se famoso juiz, além de

soberano generoso e magnificente. Reverenciavam-no todas as tribos judaicas, abençoandolhe o nome e respeitando-lhe o poder. Em razão disso, além de suas pesadas atribuições

administrativas, era obrigado a atender a mil e uma questões dos súditos, que se

aproveitavam de sua sabedoria, nos casos da vida particular.

Assim começou a história o simpático ancião do plano superior, que nos visitava, a propósito

de certas preocupações que nos prendiam à Terra. Finda a longa pausa, durante a qual

conservou sobre os nossos o seu olhar muito lúcido, o velhinho prosseguiu:

- Foi assim que apareceu no reino uma questão estranha. A família de Natan, filho de

Belazel, morto desde muito tempo, recebeu alguns papiros, onde se liam mensagens

amigas, assinadas por ele, por intermédio de uma pitonisa de Jope, especializada em

relações com os espíritos dos mortos. Natan, que não mais pertencia ao mundo dos homens

de carne, tinha o cuidado de não interferir em qualquer assunto propriamente humano, para

não invadir a esfera de ação dos velhos amigos que deviam caminhar por si, aprendendo

com a própria experiência. Comentava as realidades espirituais, referindo-se, de maneira

velada, às situações e coisas do novo país a que fora chamado a viver. Entretanto, antigos

companheiros seus manifestaram-se absolutamente hostis. Impossível que Natan, patriarca

respeitável e amante da lei, voltasse do outro mundo escrevendo aos afeiçoados. Iniciaramse discussões em tom discreto. Negociantes de cabras e carneiros transportaram o assunto

de Jerusalém para a Arábia e da Arábia para a Fenícia.

Em vista das grandes dúvidas surgidas, encaminhou-se o problema ao esclarecido critério de

Salomão. Os descendentes de Natan exigiam o pronunciamento da Justiça, em sentença

insofismável.

O rei examinou o caso e esclareceu que precisava tempo para decidir. Sentia-se espantado.

Resolvera já muitos processos de herança e partilha, onde os mortos compareciam como

ausentes em definitivo e sem representantes legais, mas nunca lhe surgira um problema em

cuja solução devesse considerar direitos e obrigações daqueles que haviam atravessado o

horizonte sombrio da morte. Por isso, estudou e meditou dias e noites, ponderando sobre a

reclamação havida. Poderia, de fato, emitir um laudo declaratório? Como decidir uma

pendência em que havia partes interessadas no outro mundo? Seria razoável considerar

apenas o direito dos súditos vivos? E os súditos que haviam partido para a morte, confiantes

na Justiça do reino? O morto, certamente, havia dado o conteúdo dos papiros à pitonisa de

Jope, sem qualquer constrangimento, e por sua espontânea vontade. Seria crime obsequiar

alguém? Como impedir no mundo o sagrado direito de dar? Extinguir o intercâmbio da

amizade entre as almas seria o mesmo que interromper o curso das bênçãos divinas. Jeová,

o Magnânimo Senhor, não dava ao seu povo misericórdia e saúde, fortaleza e esperança

todos os dias? 

Muitos áulicos do palácio exigiram-lhe perseguições à pitonisa, porque essa cometera a falta

de receber as dádivas de um amigo morto. Outros vieram rogar para que o rei poderoso e

sábio, ao invés de uma declaração, emitisse sentença condenatória. As supostas

mensagens, segundo a lei do Povo Escolhido, não passariam de miserável embuste.

Salomão, porém, sabia que, apesar da severa proibição do Deuteronômio, que vedava o

comércio com os mortos, Saul, antecessor de Davi, seu pai, fora consultar uma pitonisa em

Endor, antes da batalha de Gelboé, junto da qual recebera preciosas verdades do Espírito de

Samuel. Em são juízo, portanto, a ninguém podia condenar.

Corria o tempo sobre o assunto, quando o povo, sabendo que a Justiça abriria tribunais para

ouvir os mortos em suas decisões, começou a pedir audiências ao rei, suplicando-lhe a

interferência em seus casos privados. A viúva de Caleb, filho de Jefté, rogava que o esposo

falecido viesse renovar o testamento, expulsando os sobrinhos da velha propriedade. Eliezer,

filho de Josué, o coxo, queria que o Espírito de seu pai repartisse de novo os camelos, de

que o seu irmão Natanael se havia apropriado indebitamente. Jeroboão, velho patriarca da

tribo de Issacar, pediu que o grande juiz ouvisse sua mulher já falecida, relativamente aos

legados que pretendia deixar para os seus oito filhos. Efraim, filho de Matatias, o mercador

de jumentos, desejava que a alma de seu avô regressasse do Além para esclarecer a

situação do seu genitor deserdado pela cupidez dos parentes. E até Zarifa, mulher de

Jeremias, filho de Heber, veio suplicar uma informação do outro mundo, sobre quem seria o

pai de Ruth, a pequenina enjeitada à sua porta.

Salomão, por mais de trinta dias, concedeu audiências incessantes e recebeu as mais

estranhas rogativas, acabando por compreender que a Justiça Humana era organizada para

pessoas humanas e que, de modo algum, deveria invadir os extensos e misteriosos domínios

da Morte, sob pena de complicar todos os assuntos da vida, incentivando angústias e

tormentos da Humanidade.

Em razão disso, com grande surpresa para os súditos irrequietos, devolveu os papiros aos

descendentes de Natan, esclarecendo que a Justiça era um templo sagrado e não podia

constituir-se em órgão de consultas sem interesse fundamental para a vida dos homens.

Calara-se o ancião, mas nós outros, que lhe escutáramos a história, atentos à sua palavra

cheia de luz, indagamos, involuntariamente:

- Afinal, que disse o rei aos sábios de seu reino? No fundo, qual era, de fato, a sua opinião?

O velhinho sorriu com inteligência e acentuou:

- Salomão esclareceu aos áulicos e aduladores de seu palácio que respeitava Jeová e fazia

o culto da reta consciência; que a sua sabedoria não dava para descortinar o mistério do país

dos mortos; que se algum Espírito voltasse do túmulo a comunicar-se com as pessoas

terrestres, ninguém deveria preocupar-se com o seu nome e sim com a substância de suas

palavras, e que se o comunicante ensinava o bem devia ser considerado emissário dos Céus

e ouvido com atenção, e se transmitia o mal deveria ser interpretado como mensageiro do

Inferno e esquecido para sempre. 

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