Yin e Yang

 

Yin e Yang são conceitos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio da noite, Lua, a passividade, absorção. O yang é o princípio do Sol, dia, a luz e atividade.
Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem e para onde se destinam.
Esta doutrina é de uso corrente na medicina tradicional chinesa.
Dentro do Taoísmo, não há nada que seja considerado completamente bom ou ruim. Para os seus seguidores, todos devem aprender tanto do lado yin quanto do lado yang, a fim de que sigam o seu caminho em equilíbrio. Dessa forma, ao viverem em harmonia com os seus opostos, não precisarão ir contra o fluxo natural do universo. Para entender melhor, veja algumas atitudes necessárias para viver isso na prática.
- Viva com equilíbrio
- Aceite as dualidades da vida
- Abrace as mudanças
- Ouça mais e fale menos
- Não se preocupe em ser o melhor: seja você
- Preze pela simplicidade
- Evite a impulsividade
- Cuide da sua saúde física e mental
- Equlibre seu tempo


Comentários