Segundo Rudolf Steiner, o germe da divisão da humanidade em dois reinos começa na época atual: humanidade superior (ou homem-anjo) e reino sub-humano (ou raça maligna). Considerando as principais características indicadas por ele para cada uma, já podemos perceber o germe dessa divisão na polarização social contemporânea:
Humanidade superior: capacidade de empatia superior, amor ao próximo, preocupação genuína com o outro ser humano, impulsos sociais e progressismo. Característica Crística.
Reino sub-humano: indiferença com o outro ser humano, egoísmo, bestialização instintiva, busca pelo poder e conservadorismo. Característica anti-Crística.
Todos nos confrontaremos com o mal interior pessoal (as próprias sombras) e com o mal manifesto na sociedade - a sociedade é o reflexo dos indivíduos que a compõem - e teremos que lutar contra ele.
"Nós, seres humanos da 5ª época (como vocês sabem, ainda estamos mais ou menos no começo dela, pois ela começou no ano de 1413; e uma época dura 2160 anos), temos que resolver no sentido mais amplo, de forma viva e energética, o que podemos chamar de problema do Mal.
O Mal se aproximará do ser humano da quinta época pós-atlântica em todas as formas concebíveis. Cientificamente, ele terá que resolver a natureza e a essência do Mal. Mais ainda, o problema do Mal pertence à 5ª época pós-atlântica em um grau ainda mais alto do que o problema do Nascimento e da Morte à vida da quarta época pós-atlântica. Esta quinta era pós-atlântica tem a tarefa de prosseguir na batalha inevitável com as mais múltiplas formas do Mal.
Não é realmente o suficiente estar ciente do Mal atual, na 5ª época pós-atlântica, o homem tem que lutar com o Mal na evolução histórica da vida na Terra."
Rudolf Steiner - GA 273

Comentários
Postar um comentário