Você já se viu fora do corpo? Já teve sonhos lúcidos, sonhos com sensação de queda ou sonhou estar voando? Sonhos muito reais onde os seus sentidos, e até mesmo a sua lucidez, estavam muito mais acentuados? Será que todas essas ocorrências teriam sido realmente sonhos?
Você pode ter passado por um fenômeno denominado projeção da consciência, corriqueiramente conhecido por projeção astral, em que a consciência se manifesta fora do corpo físico.
Projeção Astral é um dos nomes populares para esse fenômeno no qual algumas pessoas percebem-se deixando o corpo físico, vivenciando a realidade à sua volta, podendo até mesmo visualizar o corpo humano adormecido. Esse fenômeno também é conhecido como experiência fora do corpo, desdobramento. Viagem astral é outro termo muito usado.
O termo técnico desse fenômeno utilizado pelo IIPC é projeção da consciência. O IIPC é uma instituição sem fins de lucros e laica, que investiga as projeções da consciência e os fenômenos parapsíquicos de forma científica. Por isso, em nossas pesquisas, livros e atividades didáticas primamos pela linguagem técnico-científica.
Comprovações da Experiência Fora do Corpo
Todos nós, seres humanos, sonhamos todas as noites e a maioria das pessoas costuma se lembrar de trechos dessas vivências. Da mesma forma, supõe-se que todos também passamos por experiências fora do corpo durante o sono, ainda que não tenhamos lembranças.
Existem relatos projetivos desde a antiguidade, em diversas culturas e linhas de conhecimento, e hoje basta uma busca no YouTube.com, com os termos projeção da consciência, projeção astral, viagem astral, experiência fora do corpo, para encontrarmos relatos projetivos por todo o planeta, vivenciados por pessoas de qualquer idade, gênero ou etnia.
São vários os relatos projetivos descrevendo vivências em dimensões extrafísicas distantes do local físico onde encontrava-se o corpo adormecido da pessoa projetada.
Projeciologia – A Ciência que Estuda a Experiência Fora do Corpo
O fenômeno da projeção da consciência é estudado pela Ciência Projeciologia, uma especialidade da Conscienciologia. Esta ciência foi proposta pelo médico e pesquisador Waldo Vieira e é o tema de estudo do IIPC há mais de 3 décadas, devido à importância do fenômeno projetivo para a evolução pessoal e entendimento da realidade multidimensional.
Multidimensionalidade
Continuamos existindo sem o corpo físico? Se podemos continuar observando o mundo físico, fora dele, por que não podemos ser percebidos fisicamente enquanto projetados? Então, onde estamos?
Qual a nossa relação com as consciências que encontramos no extrafísico (ambiente encontrado fora do corpo)? Por que as emoções são mais exacerbadas quando estamos nessa condição? Saiba mais sobre a ciência Projeciologia e o estudo da projeção da consciência clicando aqui.
Hipótese do Corpo Objetivo
A Projeciologia considera que a consciência utiliza outro corpo, não físico. Este outro corpo tem recebido vários nomes ao longo do tempo: corpo astral, corpo emocional ou, na nomenclatura técnica da Projeciologia, psicossoma.
Holossoma
Durante a projeção, nos manifestando pelo psicossoma, percebemos que não somos o nosso corpo físico. Este tipo de experiência pode nos ajudar a perceber que, além do soma (corpo físico) e do psicossoma, temos outros veículos de manifestação. A projeção é, portanto, uma descoincidência, ou seja, o desencaixe desses corpos, cujo conjunto denomina-se holossoma. O holossoma engloba quatro corpos:
O soma: corpo físico;
O energossoma: corpo energético (o cordão de prata é parte deste corpo);
O psicossoma: corpo emocional; e
O mentalsoma: corpo mental.
A projeção da consciência, conhecida costumeiramente, como já dissemos, por projeção astral, ocorre quando existe a descoincidência do psicossoma ou do mentalsoma para fora do corpo físico.
Benefícios da Projeção da Consciência
São várias as utilidades do estudo e prática da projeção da consciência, a popularmente conhecida experiência fora do corpo ou projeção astral.
Perda do Medo da Morte: Um dos possíveis efeitos da projeção da consciência é a eliminação do medo da morte, pois os projetores, ao perceberem que continuam conscientes fora da dimensão intrafísica (plano físico), podem comprovar a existência da dimensão extrafísica (plano astral).
O simples ato de observarmos o próprio corpo estando fora dele – fenômeno conhecido como autobilocação consciencial – pode nos levar a uma diversidade de considerações quanto à existência humana, como a ideia de que a condição de existirmos fora do corpo é, na verdade, a condição mais permanente, ao passo que a condição de vivermos em um corpo físico é temporária.
Pessoas que tiveram experiências de quase-morte, onde são projetadas de forma acidental, normalmente voltam à vida intrafísica com um entendimento mais otimista sobre a morte.
Serenidade: a condição de experienciar um estado de existência sem a necessidade do corpo físico pode trazer serenidade em relação à vida física, pois dá sentido ao aprendizado e à evolutividade adquiridos na Terra, levando à compreensão de que todas as experiências físicas não serão desperdiçadas após a morte humana.
Ferramenta Evolutiva: sair do próprio corpo físico é maneira de realizar autopesquisa e qualificar a evolução pessoal. O projetor pode vivenciar essas experiências como forma de adquirir mais informações sobre si e sobre o mundo.
“Conquista do estado de saúde supranormal, porque aprofunda a relaxação, elimina a tensão, aumenta e focaliza a concentração, aperfeiçoa a memória, melhora os reflexos, aumenta a autoconfiança, e intensifica a motivação para se viver produtivamente.”
Vieira – Projeciologia – Pág. 848.
Abertismo consciencial: a projetabilidade possibilita o contato com outros seres e pode promover retrocognições – lembranças de vidas passadas em diferentes épocas, como personalidades de outras raças e gêneros. Com isso, o pesquisador pode rememorar a origem de traumas que ainda possam estar prejudicando a atual existência ou mesmo lembrar de talentos evolutivos que ainda desconhece.
Com mais experiências o pesquisador vai adquirindo, cada vez mais, a possibilidade de ter um melhor entendimento sobre si mesmo e suas relações com os outros.
Técnicas para Sair do Corpo
Como se realiza a projeção da consciência, habitualmente chamada desdobramento ou projeção astral?
Qualquer pessoa pode se projetar nas mais variadas condições. Há casos onde pessoas vivenciam projeções espontâneas sem mesmo desejá-las ou saber que elas existem. Já outras se projetam a partir de condições traumáticas, como acidentes ou cirurgias.
Mas mesmo quem nunca teve uma experiência fora do corpo pode aplicar técnicas projetivas para vivenciar esse fenômeno.
Alguns fatores têm maior importância no sucesso do uso de técnicas projetivas:
Auto-relaxamento psicofisiológico: ser capaz de relaxar o corpo e serenar a mente.
Domínio das Bioenergias: perceber as próprias energias e mobilizá-las pela vontade pessoal. Sugere-se, para isso, estudar sobre as bioenergias e o estado vibracional (EV).
Estudo da Projetabilidade: o desconhecido pode gerar medo. Quanto mais conhecermos sobre a experiência fora do corpo, melhor proveito poderemos tirar dos seus benefícios.
Vontade: é um fator fundamental para experimentarmos e sabermos realmente o que é a experiência fora do corpo.
Paralisia do Sono
Há relação entre projeção da consciência e paralisia do sono?
A paralisia do sono ocorre, geralmente, quando a pessoa está acordando mas não consegue mover o próprio corpo.
Uma explicação para essa condição, além da que é abordada atualmente pela medicina, pode ser o mal encaixe entre o corpo físico e o psicossoma (corpo astral). O nome desse fenômeno dentro da Projeciologia é catalepsia projetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário