Dizem que os fantasmas dos mortos têm preferência pelas sombras da noite, para trazerem
aos vos um reflexo esbatido do mistério em que se lhes fecharam os olhos. Em todos os
lugares, conhece-se a história das almas aflitas, que, agrilhoadas ao mundo pelo
pensamento obsedante acerca dos que ficaram para trás, regressam dos orbes
indevassados, onde quase todas as religiões colocaram o seu inferno e o seu céu.
Eu não venho, nessa "hora que apavora", copiando as deliberações das "damas brancas",
que surgem nas casas solarengas como abantesmas de luar e de neblina, contrastando com
a pesada escuridão da meia-noite.
É até muito cedo para que um "morto" apareça, contrariando as opiniões gerais. Ainda há
réstias de sol evadindo-se entre os arvoredos, como as rolas morenas e ariscas fugindo à
noite cheia de sombras. Há uma grandiosa placidez na paisagem que se aquieta como
ovelha mansa para ouvir a voz carinhosa do pastor. Vem aos olhos do meu pensamento
aquele quadro de há dois mil anos. Quando o Cristo pregou o Sermão da Montanha,
especificando as bem-aventuranças celestes, devia ser assim o crepúsculo. A mesma paz
evangélica, os mesmos perfumes entornando-se da taça imensa do céu, a mesma
esperança florindo no coração atormentado dos homens, beduínos extenuados desses
desertos. Um alvoroço suave de recordações me conduz ao passado. . .
É debalde, porém, essa tentativa de confinarmos a Palestina nas montanhas do sertão
brasileiro. Se é verdade que os Espíritos sempre falaram sobre os pontos alcantilados da
Terra, como no Sinai e no Tabor, nós não somos o. Divino Mestre. Há quem afirme que nós,
os desencarnados, somos precursores, como João Batista. Mas, ainda não encontrei aqui
viva alma nessa situação especialíssima. Corôo os que hoje andam aí atribulados com o
progresso, estamos longe da época messiânica, em que os homens puros, para viverem sob
a guarda de Deus, nada mais precisavam que um cântaro de mel.
Mas, não venho hoje para tecer considerações dentro da mística religiosa.
Venho para falar a quantos estranham as minhas palavras depois da morte, admirando-se,
de que eu não apareça clamando perdão e misericórdia, penitenciando-me dos mais
nefandos pecados.
Desejariam que o Senhor derramasse sobre mim todas as suas cóleras sagradas; todas as
torturas do Averno seriam poucas para me consumir a alma. Os vermes que corroeram o
corpo leproso do patriarca da Bíblia seriam, para as minhas culpas, como leves carícias.
Meus tormentos de Além-Túmulo deveriam exceder os de Tântalo. E tudo porque andei
espalhando umas anedotas lidas pelas consciências que, condenando-me hoje lá das suas
sacristias, vivem pensando no Céu, sentindo na boca um gosto rubro de pecado.
São as almas imaculadas que se esqueceram das minhas feições humanas, olvidando que
os palhaços também divertem o público para conquistar os vinténs negros da vida. Se
existem aí os que se confortam no luxo dos seus automóveis, deslizando no asfalto das
avenidas, outros, para baterem à porta de uma padaria, é preciso que hajam passado
através de um picadeiro.
Já tive ocasião de afirmar que não encontrei o paraíso muçulmano.
Encontrei, nesse "outro mundo", a minha própria bagagem. Meus pensamentos, minhas
obras, frutos dos meus labores, da minha regeneração no sofrimento. Sem estar na beatitude
do Céu, não conheço igualmente a topografia do inferno. Os uivos de Cérbero ainda não
ecoaram aos meus ouvidos. O "nessun maggior dolore", que Dante escutou dos lábios de
Francesca da Rimini, em sua peregrinação pelas masmorras do tormento, constituiu
provavelmente um resultado da perturbação dos seus nervos auditivos, porque eu afirmo o
contrário. Não há maior prazer que recordar, na paz daqui, as nossas dores na Terra.
E todos aqueles que vêm à ribalta, lamentando o meu relativo sossego, cuidem de conservar
a sua pureza. A Terra é tão inçada de abismos que, às vezes, procurando olhar em excesso
pelos que nos acompanham, costumamos cair neles.
Eu sou, de fato, grande culpado, não pelos meus esgares de caveira para arrancar o riso dos
outros, mas diante da minha consciência, pela minha teimosia e incompreensão referentes
aos problemas da Verdade. Todavia, Deus é a misericórdia suprema e, sem me acorrentar
as colunas incandescentes, já prendeu meu coração de filho pródigo nas algemas suaves do
seu amor
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