Teosofia, palavra de origem grega, significa Sabedoria Divina. O nome tem sido usado desde o terceiro século d.C., mas ela representa o conjunto de conhecimentos que existem há tanto tempo quanto pode atingir a história da humanidade.
Seus ensinamentos podem ser divididos em dois grupos.
Primeiro, a Teosofia significa o conhecimento direto da Realidade. A tradição afirma que o homem, em sua natureza essencial, é uma parte ou aspecto dessa Realidade que as grandes religiões do mundo têm sempre reconhecido com o nome de Deus. Por causa dessa identidade interna, é possível ao homem conhecer Deus diretamente, pelo processo milenar do auto-descobrimento, até que, pela compreensão de si mesmo, se compenetra de sua identidade com a Realidade. Daí em diante não poderá haver para ele dúvida ou morte, nem pecado ou dor. Este estado, descrito pelos místicos como "união com Deus", é o objetivo conhecido por muitos nomes: Liberação, Salvação, Iluminação ou Nirvana.
Assim, a Teosofia é a declaração da identidade do homem com a Realidade e de seu conseqüente poder de conhecer a Finalidade que se chama Deus. "E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos tornará livres." "Vede, isto sois vós."
O segundo significado da Teosofia é um desenvolvimento do primeiro: o estudo das grandes religiões, passadas e presentes, assim como os ensinamentos dos Sábios cujos escritos, vindos através de muitos séculos, mostram a evidência de um certo corpo comum de conhecimentos relativos a Deus, ao homem e ao universo. Este corpo de conhecimentos, o mais elevado fator comum do ensinamento religioso e filosófico do passado remoto, é também chamado Teosofia.
Seus princípios gerais podem ser resumidos nos itens abaixo:
1. Toda existência é uma unidade. Todas as unidades aparentemente separadas são partes de um único todo.
2. Toda existência é governada por leis imutáveis, que se aplicam tanto aos aspectos visíveis, quanto aos invisíveis da natureza, do universo e do homem.
3. A evolução é um fato na natureza. Da correlação entre o espírito e matéria, entre vida e forma, as infinitas possibilidades da existência emergem gradualmente do estado latente para a expressão ativa.
4. O homem é uma fase no processo evolutivo. A fase humana difere das primitivas, principalmente pela autoconsciência que dá, unicamente ao homem, a responsabilidade pelas suas ações e o poder de dirigir o curso de sua futura evolução.
5. Cada vida humana, do nascimento à morte, é parte de um padrão total de evolução individual. Este padrão é determinado pela ação de leis, que são de extrema relevância para a compreensão das condições do ser no dia-a-dia: a lei do ritmo, que faz a vida e a morte serem seqüência uma da outra, como o despertar segue ao sono no ciclo diário; a lei da Ação ou Karma, que encadeia cada acontecimento ao que o sucede, como as causas estão encadeadas aos efeitos.
6. O indivíduo, como parte da Existência Una e dotado de autoconsciência, tem o poder de libertar-se de todas as limitações de uma condição meramente humana e, experimentalmente, realizar sua identidade com Deus.
7. O caminho para o conhecimento da nossa própria divindade é, em si, obediência às leis da natureza. Pode ser encontrado e palmilhado por aqueles que desejam estudar as leis da natureza e sintonizar suas vidas com as únicas condições que tornam possível a descoberta da Verdade.
Sociedade Teosófica
"Não há religião superior à verdade"
O corpo de ensinamentos, conhecido coletivamente como teosofia, não é apresentado como um credo para ser aceito como autoridade; é um enunciado de fatos da existência do modo como foram descobertos e corroborados por inúmeras gerações de estudiosos. Essas doutrinas são expostas ao investigador como hipóteses, até que desenvolva a capacidade de investigar por si mesmo a sua veracidade e juntar-se às fileiras daqueles que sabem.
A Sociedade Teosófica é uma organização mundial, com sede em Adyar (Chennaí), Madras (Índia) e congrega todos aqueles que desejam e aceitam seus objetivos e buscam estar em contato com pessoas de igual afinidade. Grande parte das Lojas possuem literatura teosófica com livros esclarecedores de Ioga, Religiões comparadas e outros temas relacionados com a Teosofia. Também são feitas palestras, sessões de estudo e troca de idéias, havendo oportunidade de confraternização entre seus membros.
Princípios Teosóficos
A Teosofia e o Propósito da Vida
Teosofia pode ser resumida como o conhecimento de Deus, o Princípio Divino ou Universo, com o qual todos os homens podem conseguir a união. Esta união se realiza através de um lento processo, que implica no gradual desenvolvimento da consciência do homem, a captação sempre crescente no Plano Divino para toda a humanidade e uma ativa e espontânea cooperação com a Grande Lei, mediante a qual o Plano se realiza.
Ao reconhecer o Plano Divino, vasto esquema evolutivo desenvolvido - o homem pode compreender melhor a divindade latente em seu interior e obter uma serenidade duradoura, esforçando-se por colaborar com esse Plano, não só para si como para tudo o que vive.
Pois, o homem não pode encontrar uma felicidade total e duradoura ao trabalhar somente para sustentar a vida no corpo, o prazer e a diversão, as inquietudes intelectuais e ainda o calor e beleza da vida familiar, por mais maravilhosa que ela possa ser.
A Sociedade Teosófica foi formada para reunir todos aqueles que aspiram a um direto conhecimento interno da verdadeira natureza do homem e do Universo; aqueles que sentem dentro de si a realização cada vez maior da essencial fraternidade de todos os homens, sem distinção de raça ou credo religioso.
O estudante de Teosofia jamais ridiculariza as crenças religiosas do próximo; pelo contrário, sente reverência por todos os caminhos pelos quais os filhos de Deus retornam em esplendor e beleza ao Pai que lhes deu a vida. Dentro da Sociedade Teosófica deve haver harmoniosa cooperação e os irmãos devem estar atentos ao que disse Tolstoy: "Meu Deus é o Deus de todos os Deuses, de quem nada pode-se dizer em linguagem humana. Meu Templo é meu Universo e meu credo resulta em uma só palavra... Amor".
O Homem e seus Corpos
O homem é, em essência, um espírito, uma unidade da Consciência e da Vida Universal, que tem sob suas ordens "corpos" capazes de receber impressões em diversos níveis de consciência. O corpo físico é o mais material destes "veículos de consciência" e os outros, que operam nos níveis emocional, mental e espiritual, são de matéria mais sutil ,correspondentes a seus planos. O reto pensar e o reto viver levam gradualmente a despertar e estimular uma atividade consciente nos mais elevados "corpos", até que o homem, eventualmente, chegue a um estado em que possa obter para si, por intuição, direto acesso à Verdade Eterna.
A Vida Depois da Morte
O estudo da Teosofia revela que não há morte. Quando o corpo físico é rejeitado, a consciência do homem é transferida a um plano de existência diferente, a outro corpo de matéria mais sutil (o corpo astral ou emocional) que o acompanhou através de toda a vida, um corpo sensível ou rústico com seus pensamentos e sentimentos habituais. A qualidade deste corpo criado e modificado por ele mesmo, naturalmente imprime as experiências de sua vida após a morte, pois não é possível elevar-se até os planos de amor, verdade e beleza em um corpo que só pode responder a vibrações inferiores.
Felizmente para a humanidade, os bons pensamentos e emoções, (que estão em harmonia com a lei divina) têm infinitamente maior poder que as forças negativas.
A corrente de vida e evolução a impulsiona para a frente e para cima e, a menos que um homem cuide intensamente de resistir-lhe, inevitavelmente se encontrará ao termo de cada vida em um nível ligeiramente mais elevado.
Reencarnação e a Lei do Karma
Toda a vida é una, eterna e indestrutível, e a vida e o destino do homem são governados pela lei do Karma (Ação, em sânscrito), a Lei de Causa e Efeito, que, mesmo absoluta em ação, é suficientemente flexível e deixa uma margem para constantes reajustes requeridos por uma perfeita justiça, liberdade individual e o princípio do Amor Divino. Considerando que a vida é um todo e o universo um sistema integrado, todos os nossos pensamentos, emoções e ações afetam o equilíbrio da vida e a natureza para o bem ou para o mal, e provocam uma reação de igual força, até que a harmonia fique restabelecida, tal como uma pedra atirada em um tanque de água envia círculos em direção à borda e ao centro outra vez, até que a água retorne à quietude.
Durante o período após a morte, as forças emocionais geradas pelo mesmo homem, gradualmente se vão desvanecendo e outro "véu", o corpo astral, é rejeitado, deixando o homem livre para centralizar sua consciência no corpo mental. O lapso de tempo que transcorre no mundo mental ou céu (que é governado pela mesma lei do Karma) depende da intensidade e da profundidade de suas aspirações intelectuais e artísticas em sua vida na terra. Quando ele houver assimilado a essência de todas as experiências, sua consciência, uma vez mais se retira até o verdadeiro Eu espiritual e aí permanece até que a hora chegue e seja atraído novamente para a terra por causas que ele mesmo pôs em ação. Assim começa uma nova vida em um novo corpo físico, e as lições do passado se manifestam com mais elevadas faculdades e sabedoria.
O Conhecimento Científico e Esotérico
A ciência avança em conhecimento através de pacientes observações e estudo da composição, qualidades e comportamento da matéria e organismos, porém o conhecimento esotérico, ou a verdadeira sabedoria, surgem da presença da faculdade de intuição que considera o todo, em sua globalidade, como algo distinto de suas partes constitutivas, proporcionando assim uma percepção mais compreensiva da natureza interna do homem, e uma verdadeira avaliação dos valores relativos e intrínsecos. A intuição surge do interior do verdadeiro Eu do homem, e é a faculdade de conhecer de maneira distinta o aprendizado que corresponde às nossas mentes comuns.
A mente analítica pode levar-nos só até certo ponto no caminho da compreensão e descoberta do Eu. Uma mais profunda compreensão e verdadeira sabedoria se obtém pelo despertar das mais elevadas faculdades sintetizadoras da intuição, um atributo pertinente à natureza, sem igual, essencialmente espiritual do homem como "filho de Deus". O homem traz latentes no seu interior todos os atributos da Divindade que podem ser progressivamente desenvolvidos e atraídos à manifestação através do pensamento puro, elevada inspiração e reto comportamento.
Teosofia e Religião
A Teosofia é a sabedoria antiga no coração de todas as religiões, o fio de ouro que enlaça e guia a humanidade em sua marcha para a frente e para cima através de sua evolução.
Todas as grandes religiões têm as mesmas idéias básica no que diz respeito à Criação, à Unidade de Deus, ao Absoluto do qual derivam os Três, à Santíssima Trindade e à Hierarquia de inteligências espirituais. Todas têm fundamentalmente os mesmos preceitos éticos e morais, de altruísmo e reta conduta, e um ensinamento interno, mostrando o caminho de união com o divino, nesse estado em que o homem pode conhecer-se a si mesmo como unidade na multiplicidade, o microcosmos dentro do macrocosmos.
As diferenças nos ensinamentos religiosos são tão importantes como suas semelhanças, porque elas nos revelam sua nota individual e essas notas diferentes resultam através da história do homem, amalgamadas em acordes de harmonia Universal.
Sociedade Teosófica
Três são os Objetivos da Sociedade Teosófica:
1. Formar um núcleo de Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
2. Estimular o estudo comparativo das religiões, filosofias e ciências.
3. Investigar as leis ainda não explicadas da Natureza e os poderes latentes do homem.
A Sociedade Teosófica é uma organização mundial, com sede em Adyar (Chennaí), Madras (Índia) e congrega todos aqueles que desejam e aceitam seus objetivos e buscam estar em contato com pessoas de igual afinidade. Grande parte das Lojas possuem literatura teosófica com livros esclarecedores de Ioga, Religiões comparadas e outros temas relacionados com a Teosofia. Também são feitas palestras, sessões de estudo e troca de idéias, havendo oportunidade de confraternização entre seus membros.
A Sociedade Teosófica é uma corporação internacional, não sectária, de homens e mulheres, unidos por sua aceitação do princípio da fraternidade humana. No mais, não tem crenças ou credos obrigatórios. Sua associação é mantida através do respeito fundamental pelo direito de busca, e um conseqüente alto apreço pela tolerância e interesse generalizado pelo presente bem-estar e futuro progresso da humanidade e de todos os seres vivos.
A Sociedade existe para tornar acessíveis os ensinamentos da Tradição de Sabedoria, conhecida como Teosofia. Estes ensinamentos, que são de origem e idade desconhecidos, afirmam a unidade de toda a vida, a universidade da lei e a divindade essencial do homem. E constituem a Sabedoria Oculta em todas as grandes religiões do mundo.
A Sociedade Teosófica foi fundada em Nova York, a 17 de novembro de 1875, por Helena Petrovna Blavatsky e Henry Steel Olcott. Posteriormente transferiu-se para Adyar (Chennaí) - Madras (Índia) - onde tem sua Sede Internacional até hoje.
A S.T. espalhou-se pelo mundo inteiro desde sua fundação. No Brasil, tem a Seção Nacional sediada atualmente em Brasília, possuindo ramificações em vários Estados do País.
Os membros da S.T. organizam-se em Lojas ou Centros de Estudo. Todos os agrupamentos de membros nacionais ou locais, têm sua relativa autonomia, estruturando as próprias normas, elegendo sua diretoria, levantando fundos e promovendo os propósitos da Sociedade, de acordo com sua compreensão e com os Estatutos e regulamentos da S.T. no Brasil e da Theosophical Society.
As reuniões de membros geralmente tomam a forma de palestras ou estudos e grupos de debates. Além disso, costuma-se realizar conferências, congressos e agrupamentos similares em bases nacionais, regionais ou mundiais. Indivíduos ou grupos são livres para promover ideais humanitários através de qualquer canal que lhes pareça apropriado, devendo, entretanto, ter o cuidado de não identificar a Sociedade com qualquer causa particular que escolham para trabalhar.
"A Sociedade Teosófica mantém uma atmosfera de absoluta liberdade. Liberdade para que cada qual chegue ao seu próprio entendimento das coisas, dos verdadeiros valores da vida, e a uma compreensão mais aprofundada de tudo o que é digno, elevado e precisa ser entendido. Uma pessoa só pode chegar realmente à verdade dentro desse espírito de liberdade, porque uma lei espiritual exige que cada um se mova internamente por sua própria e espontânea inclinação para aquilo que sinta ser verdadeiro e para aquilo que tem uma mensagem para o seu coração."
A liberdade de pensamento é da maior importância para a vitalidade da Sociedade. Foi tomada a seguinte resolução no Conselho Geral da Sociedade Teosófica, em 23 de dezembro de 1934:
"Visto ter a Sociedade Teosófica se espalhado por todo o mundo civilizado; visto terem-se filiado a ela membros de todas religiões sem abrir mão dos dogmas, ensinamentos e crenças especiais de seus respectivos credos, pensa-se ser desejável acentuar o fato de que não há doutrina nem opinião ensinada ou mantida por quem quer que seja, coagindo, de qualquer maneira, eventuais membros da Sociedade - nenhuma doutrina ou opinião que qualquer membro não seja livre de aceitar ou rejeitar. A aceitação dos três Objetivos é a única condição para ser membro. Nenhum professor ou escritor, a partir de H.P. Blavatsky, tem autoridade para impor aos membros seus ensinamentos ou opiniões. Todos os membros têm igual direito de se filiar a qualquer Instrutor ou escola de pensamento de sua escolha, mas não têm direito de impor sua escolha aos outros. Nenhum candidato a qualquer cargo, pode ser tornado inelegível para posse ou voto, devido a opiniões que possa ter, ou a qualquer escola de pensamento à qual possa pertencer. Opiniões ou credos nem acarretam privilégios nem infligem penalidades. Os membros do Conselho Geral encarecidamente pedem a todos os membros da Sociedade Teosófica que mantenham estes princípios fundamentais da Sociedade, que os defendem e ajam de acordo com eles, e que também exerçam sem temor o seu direito de liberdade de pensamento e expressão daí provenientes, dentro dos limites da cortesia e consideração com os outros."
O que é a Sociedade Teosófica?
"Não Há Religião Superior À Verdade"
Este é o lema da Sociedade Teosófica (ST), o qual foi traduzido do sânscrito - Satyãt Nãsti Paro Dharma. A palavra "dharma" foi traduzida como religião, mas também significa, entre outras coisas, uma doutrina de qualquer natureza.
Portanto, em sentido amplo, o lema da ST afirma que não há doutrina superior à Verdade.
A Fraternidade Humana: Primeiro Objetivo
Desde os primeiros dias de sua fundação, ainda no século passado, a ST estruturou-se sobre o amplo princípio humanitário da Fraternidade Universal; "uma instituição que se fizesse conhecida em todo o mundo e cativasse a atenção das mentes mais elevadas".
Encontra-se nos escritos daqueles primeiros tempos a afirmação de que "é a Humanidade que é a grande Órfã, a única deserdada sobre esta Terra - e é dever de todo homem, capaz de um impulso altruísta, fazer algo, por menor que seja, pelo seu bem-estar". Por esta razão, o seu primeiro objetivo está formulado da seguinte maneira:
1. "Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor".
A Busca da Verdade: Segundo e Terceiro Objetivos
Os demais objetivos da ST apontam, claramente, na direção de uma "livre e corajosa investigação da Verdade" e estão formulados como segue:
2. "Encorajar o estudo de Religião Comparada, Filosofia e Ciência, e
3. "Investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes latentes no homem".
Teosofia: Uma Sabedoria Viva
Para que se possa compreender satisfatoriamente a ST e o seu trabalho, é necessário entender o significado da palavra Teosofia. Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que a ST não é uma religião e a Teosofia não é um credo ou doutrina. Este fato já está evidenciado no primeiro objetivo da ST.
Os outros dois objetivos da ST, bem como o seu lema, também não dão margem a qualquer espécie de sectarismo em relação a uma doutrina, seja ela qual for. Todos eles indicam que a palavra Teosofia significa, essencialmente, uma autêntica vivência ou realização direta da Verdade.
Esta possibilidade de conhecimento - que é tratada na ST como uma hipótese - uma vez alcançada, implicaria, necessariamente, a realização simultânea de uma Sabedoria ("sophia") transcendente e sublime; e as pessoas que a alcançam são, por isto mesmo, referidas como divinas ("theos", do grego "deuses").
Assim, a palavra Teosofia significa, em essência, o verdadeiro e puro Altruísmo ou Sabedoria. Cabe lembrar ainda que a ST não define o que seja esta Sabedoria, pois, se o fizesse, estaria formulando uma doutrina, e a aceitação desta doutrina não implicaria na realização da Teosofia, mas, tão somente, na adoção de um novo credo.
A adjetivação teosófica na denominação da ST significa, desta forma, uma sociedade cujos objetivos refletem esta sabedoria, ou que nesta têm sua inspiração. Isto não quer dizer que os membros da ST possuam esta Sabedoria ao tentarem realizar tais objetivos. Quer dizer, apenas, que uma sociedade "teosófica" é uma sociedade cujos objetivos trariam benefícios imensos ao mundo, desde que compreendidos e realizados apropriadamente.
Uma vez que a investigação da Verdade somente pode ser de fato empreendida numa atmosfera de liberdade, a ST assegura aos seus membros plena liberdade de pensamento e expressão, dentro dos limites da cortesia e da consideração para com os demais.
O Poder Transformador da Sociedade Teosófica
Os objetivos da ST podem parecer de reduzida influência prática frente aos graves problemas do mundo atual. Na verdade, contudo, a grande maioria de tais problemas é gerada pela ignorância, pelo dogmatismo e pelo sectarismo (religioso, filosófico ou científico).
A ST, através de seus objetivos, atua justamente sobre a causa real destes problemas, desenvolvendo, deste modo, atividades profundamente transformadoras, cujos efeitos são duradouros e de amplo alcance.
Muito embora a ST não atue de forma direta em reformas religiosas, sociais, políticas e econômicas, ao realizar seus objetivos ela promove a superação da ignorância e do dogmatismo, que são os principais causadores de tantos problemas.
Além disto, faz parte do trabalho geral da ST que seus membros, enquanto cidadãos, promovam todas as reformas necessárias dentro do corpo social mais amplo em que vivem.
Sociedade Teosófica no Brasil
A Sociedade Teosófica possui Lojas e Grupos de Estudo (GETs) em diversas cidades do Brasil, tendo a sua sede, atualmente, na cidade de Brasília.
A Federação Teosófica Mundial de Jovens
Os jovens encontram seu espaço dentro da Sociedade Teosófica, podendo participar da Federação Teosófica Mundial de Jovens.
Caso os objetivos e o trabalho da FTMJ tenham merecido o seu interesse, considere-se convidado a conhecer e participar do nosso trabalho.
Um Pouco de História
A ST foi fundada em Nova Iorque, em 17 de novembro de 1875, por um pequeno grupo, entre os quais se destacavam a Sra. Helena Petrovna Blavatsky e o Cel. Henry Steel Olcott, seu primeiro Presidente.
Nos primeiros anos após sua fundação, a ST enfrentou dificuldades para a expansão de seu trabalho. Segundo o Cel. Olcott, a ST esteve durante algum tempo reduzida a muito poucos membros.
Em 1878 o Cel Olcott e a Sra. Blavatsky partiram para a Índia, onde viajaram de norte a sul fundando várias Lojas da ST. Em 3 de abril de 1905, foi estabelecida legalmente a sede internacional na cidade de Madras (Chennaí), no sul da Índia.
Este local, até hoje sua sede internacional e principal centro de trabalho, é mais conhecido como "Adyar", nome do bairro no qual está situado.
Organização e Atividades
Ao longo de seus mais de 120 anos de existência, a ST espalhou-se por cerca de sessenta países em todos os continentes. Internacionalmente, a ST está organizada basicamente em Seções Nacionais, e estas, por sua vez, compõem-se de Lojas e Grupos de Estudos.
A maioria das Lojas e Grupos da ST realiza reuniões públicas com palestras, cursos, debates e outros eventos deste tipo, bem como atividades de confraternização entre os seus membros e simpatizantes. Além disto, em geral, contam com bibliotecas para facilitar estudos e pesquisas.
Contudo, é importante ter-se sempre presente o fato de que existe abertura para novas atividades e que as que hoje se desenvolvem podem ser ampliadas e enriquecidas.
Teosofia e a Sociedade Teosófica
Teosofia é uma Sabedoria que existe na Natureza e que não deriva da autoridade. É espontânea como a beleza das árvores, a limpidez do céu azul e a delicadeza das flores. Ela existe e cada indivíduo deve procurar descobrir por si a sua beleza e a ela responder. Da mesma maneira, há nas coisas naturais uma certa ordem, uma Sabedoria que deve ser discernida e que está incorporada em todos e ao redor de nós. Mas está reservado a cada ser o descobrir por si essa Sabedoria.
Se a Teosofia é uma Sabedoria da Natureza, deve ter havido sempre algumas mentes que se tornaram cônscias de aspectos dessa Sabedoria, que nos vem desde os tempos mais remotos, tendo sido elaborada por muitas mentes e sofrido muitas formas de expressão e transformações, com alguns dos seus pontos salientados e valorizados grandemente durante alguns períodos, tendo sido trazidos outros pontos à luz por distintos povos, em outros períodos. Tudo isso está implícito na palavra "Teosofia". Para se esquematizar, do nosso ponto de vista atual e humano, Teosofia é toda a herança da verdade - uma síntese de tudo o que tem sido dito ou escrito sobre a Verdade. Representa o nosso entendimento da Sabedoria e, ao mesmo tempo, é a síntese de tudo aquilo que é verdadeiro em toda a ciência, filosofia ou religião.
N. Sri Ram - 5º Presidente da Sociedade Teosófica
A mente por si só pode compreender a Teosofia; mas, viver a Teosofia requer a mente, as emoções e a intuição conjuntamente. Porque, para podermos viver a Teosofia, devemos aprender a natureza íntima das verdades que a mente aceita como lógicas. Essa natureza íntima revela-se apenas quando somos capazes de sentir emoções puras e começamos a aprender a exercitar a nossa intuição.
Se a Teosofia fosse uma simples teoria intelectual criada por cérebros mais inteligentes, então bastariam as nossas mentes para conhecê-la. Mas a Teosofia é menos um esquema intelectual e muito mais uma revelação das forças criadoras da vida visível e invisível. A Teosofia é como um poema. Um poema tem a sua mensagem intelectual, mas se fosse só essa mensagem, podia ser dada em prosa. Contudo, um poema também encerra uma revelação oculta sobre o que é a vida. Este fator oculto é compreendido por nós apenas quando lhe respondemos com uma imaginação nascida de emoções requintadas. Quando mais tarde as nossas emoções se expandirem por uma luz iridescente, então um grande poema haverá de revelar a plenitude das suas verdades.
É só quando colhemos o fator poético da Teosofia, que se liberta o poder criador dentro de nós. Então esse poder dá-nos os meios de remodelar o nosso caráter segundo um modelo ideal. Isto é "viver a Teosofia".
C. Jinarajadasa - 4º Presidente da Sociedade Teosófica
Ao tornarmo-nos membros da S.T. aceitamo-nos uns aos outros e unificamo-nos com o Dharma da S.T. Na minha opinião, esse Dharma consiste em tornar acessível a Teosofia ao mundo que habitamos, em pôr à disposição da humanidade aquela Sabedoria da Humanidade - aquela Sabedoria Eterna que se encontra na base de todas as instruções filosóficas ou religiosas do Mundo.
Logo de início, Mme. Blavatsky e o Coronel Olcett compreenderam muito bem que era preciso fazer sentir aos teósofos a necessidade de aceitar esse Dharma como o seu próprio.
Ainda não compreendemos para que foi fundada a Sociedade Teosófica. Ainda não se tornou evidente para nós que nela temos uma tarefa a cumprir com prioridade sobre qualquer outra. Essa tarefa é dupla: por um lado, devemos procurar conhecer o centro de onde irradia a manifestação e, por outro lado, devemos trabalhar na circunferência, colaborando para o retorno da Humanidade à sua origem divina. Há pessoas que só se dedicam ao centro e outras que esquecem que este existe por só se dedicarem à periferia, aos nossos semelhantes. Precisamos cultivar as duas; um teósofo equilibrado, que procura com as suas aspirações encontrar mais profundamente os valores eternos da vida, está ao mesmo tempo a tornar-se um canal de amor, que, através dele, se derrama no Mundo.
Não nos pertence abandonar o Mundo elevando-nos isolados - devemos procurar elevar o Mundo conosco. Para isso, é preciso ver claramente os difíceis problemas do mundo atual.
John Coats - 6º Presidente da Sociedade Teosófica
Uma das razões de nossa grande confusão de idéias é que tendemos a olhar a Teosofia como uma espécie de distante aurora que devemos tentar alcançar, em lugar de vê-la como uma lâmpada a iluminar nossos pés em torno da casa e em nossas caminhadas diárias.
H. S. Olcott - 1º Presidente da Sociedade Teosófica
A SOCIEDADE TEOSÓFICA é uma organização mundial, com sede em Adyar (Chennaí), Madras (Índia) e congrega todos aqueles que desejam e aceitam seus objetivos e buscam estar em contato com pessoas de igual afinidade. Grande parte das Lojas possuem literatura teosófica com livros esclarecedores de Ioga, Religiões comparadas e outros temas relacionados com a Teosofia. Também são feitas palestras, sessões de estudo e troca de idéias, havendo oportunidade de confraternização entre seus membros.
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